Aventura para todos
Aventura para todos

Pascal Édouard Crépin
Guia naturalista
Pascal Édouard Crépin, fundador da Bushmasters Ecotours, guia naturalista diplomado, estabelecido no Mato Grosso desde 1997, especialista do Pantanal há mais de 20 ans, pioneiro na organização de tours para observar a Onça Pintada e a Harpia. Grande fã de vida selvagem, particularmente os repteis e as aves de rapina e aventureiro por natureza, na procura de novos locais de observação e empurrando sempre para mais longe os limites do desconhecido. Com certeza, o Pantanal é imensamente grande e muito difícil para descobrir mas até este dia, todas as minhas explorações me levaram em conhecer cada vez mais este vasto santuário.

Fabrícia Campello
Bióloga e Guia naturalista
Desde minha infância, fui muito influenciada por meus pais que são artistas. O fato de ter sempre convivido muito perto da natureza, o conjunto de meus desenhos e de minhas pinturas representam mais frequentemente o que há realmente de mais bonito para ver, contemplar, admirar...
Faz agora 22 anos que vivo na localidade de Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, não muito longe do Pantanal e de Nobres. Minha atração pela flora e pela fauna em geral e principalmente a da minha região fez que eu me interessa pela profissão de guia e que me envolvo mais tarde em estudos de biologia. Pratico desde a profissão de guia naturalista e recentemente, fui capaz de concluir meu curso de biologia. A ornitologia se tornou minha grande paxão.
Sou extremamente motivada a mostrar os tesouros da nossa região e compartilhar minhas experiências e conhecimentos com os viajantes do mundo inteiro, procurando fazer apreciar a beleza de nosso ambiente.

Paulo Cézar Ribeiro
Guia naturalista
Nascido em 1967, natural do Estado de Mato Grosso do Sul, me formei primeiro como técnico em contabilidade, trabalhando depois no comércio de varejo e na mineração, prosseguindo depois minha carreira como professor de inglês, dando aulas em diferentes escolas de idiomas e aulas particulares. Em 2009, minha vida profissional tomou um outro rumou, quando passei a guiar no Pantanal, principalmente na região do Parque Regional “Encontro das Aguas”, localizada rio acima a partir de Porto Jofre. Uma das minhas experiências mais marcantes foi de guiar a equipe da TV BBC durante varias semanas, vinda para filmar as ariranhas no quadro de um documentário intitulado “Brasil selvagem”, divulgado ao publico em janeiro 2014, premiado no Reino Unido no mesmo período. Além do inglês, que eu falo fluentemente, me interessei também em aprender o francês, que gosto de praticar sempre que guio clientes francofones. Todos os anos passados no Pantanal e minhas sucessivas missões em outros biomas do Brasil tem contribuído muito para minha realização profissional e para fazer de mim um digno representante do turismo de natureza.

Noam Salzstein
Guia naturalista
Natural de São Paulo, em 1990 vim morar em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, morando sempre no Vale do Jamacá, paixão à primeira vista, uma bela floresta nos arredores da pequena cidade. Perambulava constantemente por diversos locais que posteriormente se tornariam turísticos, e assim, comecei informalmente a guiar. Em 1996, já guiando profissionalmente, me especializei em trekking, criando novos roteiros e aprofundando meus conhecimentos de história, geologia e arqueologia. Em 2000 iniciei meus trabalhos no Pantanal, pelo qual logo me apaixonei. Foi quando também aumentou meu interesse e prática de observação de aves. Passando a maior parte da estação seca guiando no Pantanal, decidi me tornar naturalista, estudando diversos assuntos relacionados ao tema, o que faço com afinco até hoje. Portanto, me considero um generalista, embora tenha predileções, como a flora nativa, mamíferos, aves, etc. Embora pouco fotografe, trabalho bastante com fotógrafos, alguns muito exigentes. Trabalhando basicamente com estrangeiros, guio nos idiomas inglês e francês. Fiz estágio e guio ocasionalmente na Amazônia, apreciando muito este bioma, para onde viajo com certa frequência, mas confesso que meus favoritos são Cerrado e Pantanal, que conheço melhor a cada dia.